BEIJO, ABRAÇO OU APERTO DE MÃO?

por youPIX | 19 julho 2010

Já passou pela situação totalmente bizarra de não saber como cumprimentar alguém? E não tô falando só da confusão que a gente adora fazer por aqui de dar um, dois, três ou vinte beijinhos, tô falando de ir cumprimentar alguém e o cara DESVIAR! Pois é, já passei por essa situação e, em solidariedade a vocês, decidi dividir esse artigo bacana do Pocket Cultures que ensina a cumprimentar as pessoas nos diferentes países, antes que seja tarde demais pra vocês também!


beijo abraco1


ARGENTINA

Se você REALMENTE quiser socializar com los hermanos, você pode mandar:

-¡Hola! ¿Como estas? (Oi, como você tá?)
-¿Que hacés? (E aí?)
-¿Todo bien? (Tudo bem?)
-Bien y ¿vos? (Bem e você?)

O site até dá umas opções de cumprimentos mais formais, mas como eu acho que ninguém vai se sujeitar a fazer negócios com esse pessoal, achei que não era muito relevante pra gente…mas tá no post original pra quem quiser :). #aloka

beijo abraco2

Beijo, abraço ou aperto de mão? Eu acho que nesse caso a escolha é nossa e ela é bem óbvia, mas pros desavisados, os argentinos são meio brasileiros wannabe, ou seja, eles curtem um beijinho/abraço… então se você não quiser correr o risco de levar um desses, fica esperto com seu quadrado!


BRASIL

Bom, imagino que a gente tenha uma certa noção de como nos cumprimentar por aqui, mesmo que não role uma coisa super padronizada em termos de número de beijos e tal… mas a gente se vira, né? A gente curte um contato físico mesmo, então deixa o aperto de mão pros caras que se vestem de homenzinhos e que falam de negócios…

beijo abraco3


INGLATERRA

Na maioria das vezes, o que se diz é:

-Hello, how are you? (Olá, como vai?)
-Fine thanks / Very well, thanks (Bem, obrigada/ Muito bem, obrigada)

A galere lá é mega educada e ultra cerimoniosa, então nem que você teja naquele dia péssimo, tudo dando errado, sua mãe doente e seu pai no hospital, se nêgo perguntar como você tá, você vai responder que tá tudo Ó-TE-MO, tsá!?! Você não vai querer atrapalhar os outros com os seus problemas, né?

beijo abraco4

Beijo, abraço ou aperto de mão? A menos que você teja numa balada, o pessoal não curte encostar muito… Se você tem problemas pra cumprimentar, imagino que pedir desculpas também não seja seu forte, então talvez seja uma boa evitar ter que fazê-lo à polícia depois do chilique de alguma doida… Mas isso é só uma idéia, sei lá.


ROMÊNIA

De acordo com o pessoal do Pocket Cultures, o esquema é meio parecido com o da Inglaterra, com a diferença de que se você tiver tendo o pior dia da sua vida, talvez eles aceitem melhor a sua demonstração de tristeza.

-Buna, Ce mai faci? / Salut! Ce mai faci ? (Oi , tudo bem?)
-Bine (Tudo) ou Nu prea bine (Não muito…) aí começa a explicar o problema…

Só que se você mal sabe dizer ‘Oi, tudo bem’, fica meio difícil de explicar porque você não tá bem também, né? #TOIN

beijo abraco5

Beijo, abraço ou aperto de mão? Esse povo também tá entrando num clima mais latino e parece que por lá também é mais ou menos comum o pessoal se cumprimentar com beijo e abraço, só não tanto entre homens… a menos que eles sejam broders de muita loga data, mas faz parte, né?


ÍNDIA

Aqui já é mais complicado. A maneira como você cumprimenta alguém indica sua posição social e tal, então é diferente o cumprimento que você dá pra alguém mais velho, alguém da sua idade, alguém do mesmo sexo ou do sexo oposto e assim por diante… Precisa fazer curso antes de ir pra lá! Enquanto você não aprende tudo, vai se virando com o Namastê…

beijo abraco6

Beijo abraço ou aperto de mão? O negócio deles é abraçar! Homem abraça homem, mulher abraça mulher e os mais velhos abraçam os mais novos, mas beijar é um erro! Só os mais novinhos podem se cumprimentar assim em público! Ah, e tem mais uma confusão… Em vez de abraçar avôs e avós, você tem que tocar os pés deles pra receber bêncãos de vida longa, casamento rápido, feliz e cheio de pimpolhos!


SINGAPURA

Então, eu não tenho respaldo técnico pra ter certeza de que o que tá escrito aqui não é palhaçada, mas vou acreditar no fato de que o Pocket Cultures é um site sério… Mas também, qual é o som dessas figuras?

-你怎么样? (E aê!?)
-很好 (Muito bem!) / 不错 (ok) / 马马虎虎 (marromeno…)

Ah! Pra eles também é ok se você não tiver tendo o melhor dia da sua vida…

beijo abraco7

Beijo abraço ou aperto de mão? Lembra que eu falei que o cara desviou quando eu fui cumprimentar? #REFLITAO


FILIPINAS

Esses caras são cheios dos dialetos e tal, mas tem uma galere que fala inglês… De qualquer forma, achei irado que todo mundo fala meu nome todo dia! Olha isso:

-Magandang Umaga (Manhã); Magandang Hapon (tarde); or Magandang Gabi (noite).
-Kumusta – Parece espanhol, né? Como estás?

-Okay naman – Tô bem, man… É bem essa mistura de inglês com filipino, mas só pra quem é pop! hahahahhahaha A reposta mais chata normal é “Mabuti naman. Ikaw?” (tô bem, e você?).

beijo abraco8

Beijo, abraço ou aperto de mão? Beijinho na bochecha é só pra familiares ou pra quem é broder, mas não entre homens porque isso não é coisa de cabra-macho. ABraço també, só entre familiares, broders our amigos que você não vê há muito tempo… Quando for apresentado a alguém, fica só no aperto de mão e tá bom demais!


Quem escreveu:

youPIX / @youpix

cultura de internet, pessoas e pixels
veja + posts do autor

Comentários: