FACEBOOK PODERÁ COBRAR DO USUÁRIO PARA TIRAR ANÚNCIOS DE SEU PERFIL

por youPIX | 7 março 2013

Diretamente, eles ganham (muito, muito mesmo) dinheiro com empresas. Indiretamente, ganham muito mais com as pessoas – afinal de contas, somos nós os clientes potenciais de todos os que lá anunciam, né verdade? Mas agora parece que Mark Zuckerberg tá fazendo cosplay de monstrinho do PacMan e quer abocanhar mais e mais e… um pouco mais ainda :/

É gente, o Facebook agora poderá cobrar de você, usuário, caso decida retirar de sua página algum anúncio e personalizar sua Timeline com uma estética publicidade-free. A notícia foi dada pelo DailyDot.

Isso porque foi registrada uma patente por eles chamada Paid Profile Personalization (PPP) – “Perfil Personalizado e Pago” – que poderá em breve ser, ou não, acionada. E aí, se você quiser retirar anúncios naquela barra da direita de sua página, terá que pagar por isso (hoje, é possível simplesmente ocultar o anúncio e pedir para que as demais propagandas daquela empresa não apareçam mais no seu perfil).

Ficam algumas questões.

Primeiro, as práticas:

  • Esses anúncios realmente incomodam os usuários do Facebook?
  • Alguém aí já ocultou algum?

Segundo, as existenciais:

  • Não somos todos obrigados, de um jeito ou de outro, a ver anúncios por todos os lados?
  • Quanto custa uma vida com e sem eles?

Bem, fato é que o Facebook ainda não anunciou quando essa cobrança vai começar (e se ela vai começar) a acontecer. Mas já é um sinal dos tempos.

Quem escreveu:

youPIX / @youpix

cultura de internet, pessoas e pixels
veja + posts do autor

Comentários: