YOUPIX FESTIVAL | 17-19 AGOSTO 2011 | AGENDA AUDITÓRIO

por youPIX | 2 agosto 2011

De 17 a 19 de agosto, a internet vai se mudar pra Bienal em São Paulo. Em sua nona edição, o youPIX, maior festival de cultura de internet do país, está de volta pra muita celebração e discussão wébica no Porão das ArtesBienal – Parque do Ibirapuera – SP/SP. Abaixo você encontra a PROGRAMAÇÃO DO AUDITÓRIO.

Clique aqui pra ver a programação do HUB MAIS BONITO DA CIDADE, aqui pra ver a agenda do HUB SENTA LÁ e fique ligado aqui no site, essa semana ainda lançaremos o hotsite oficial com mais novidades e as tão aguardadas pré-inscrições.  :)

>>> O evento é gratuito mas é necessário se pré-inscrever, clique aqui e garanta o seu lugar!

 

  • 14h00 > TODOS CREDENCIA!
    O credenciamento tem início às 14hs e vai até o último cliente. Não se preocupe se você não pode chegar cedo. :)

 

  • 15h30 – 15h45 > DUELO DE REPENTE WÉBICO (fun)
    Já imaginou dois dos maiores escritores do Brasil se desafiando em um Duelo de Repente Wébico? Do lado direito do ringue, pesando 118 mil seguidores, temos Fabrício @Carpinejar – jornalista, professor, autor de mais de 10 livros, com mais de 118 mil seguidores, é um dos maiores e mais retuitados poetas do Twitter. E do outro lado, com seus mais de 111 mil seguidores, está a sagaz @Tati_Bernardi, redatora, roteirista da TV Globo e com quatro livros escritos. No meio, o grandioso Sebastião da Silva, repentista profissional que vai dedilhar a viola e mediar esse embate.

 

  • 16h00 – 17h00 > A ORKUTIZAÇÃO É VOCÊ! (discussão)
    Sempre vivemos uma realidade de enorme disparidade social e, agora, com a inclusão econômica de pessoas que antes viviam a margem do consumo, a sociedade se obrigada a repensar seus valores e passa por enormes transformações. Na internet, a coisa não é diferente, esse nosso preconceito fica ainda mais evidente. Nesse sentido, quanto mais “orkutização” mais preconceito será revelado? O quanto e como isso pode nos transformar? Mediação: Elis Monteiro (consultora, articulistas de diversos veículos e Coordenadora de Mídias Digitais do Sistema Fecomércio). Debatedores: Suzana Fukushima (Cientista da Informação e Projetista da rede AcessaSP), Nicolas Vargas (creative producer na @colmeia e editor do Brainstorm#9), George Macedo (Publicitário, blogueiro, curador do “O Melhor do Twitter” e Pobregr.am), Bruno Antunes (Estudante de Ciência da Computação, redator do blog QueNerd, administrador da página “Não à Orkutização” no Facebook). Antes do debate, as empresas de pesquisa MultiFocus/NetQuest irão apresentar o resultado de um estudo inédito sobre o tema.

 

  • 17h15 – 17h45 > PAPO DE ARROBA COM @NAIRBELLO (fun)
    Gustavo Braun, o divertido, talentoso – e apresentador da MIXTV – ser por trás do fake da @NairBello ganhou um sofá pode onde outras arrobinhas polêmicas e amadas irão sentar pra revelar tudo o que você não vê no Twitter. Convidados da noite tarde: Fabrício @Carpinejar (jornalista, professor, autor de mais de 11 livros e um, com mais de 118 mil seguidores, é um dos maiores e mais retuitados poetas do Twitter) e @TiposDeBiscat (Leonardo e Pierre são os autores por trás desse que é um dos arrobas mais divertidos do Twitter, com mais de 42 mil seguidores, eles revelam a vdd sobre o piriguetismo que assola o mundo).

 

  • 18h00 – 19h00 > O MANIFESTO DA BLOGOSFERA (discussão 2.0)
    Enquanto uns defendem que a blogosfera é livre e auto-regulada, outros acreditam que a “classe” precisa partir em busca de uma formalização. Durante quase 2 meses, mais de 250 pessoas se reuniram em uma página do Google Docs (aqui) pra discutir livre e colaborativamente alguns pontos e questões que consideravam importantes a cerca da blogosfera brasileira. Agora, com exclusividade, esse documento será aberto e discutido com todos que, de alguma maneira, formam, fazem parte, influenciam ou negociam com a blogosfera brasileira. Venha participar dessa discussão, mediada por Gustavo Jreige (blogueiro, jornalista e Diretor Criativo da @Polvora) e ser um dos redatores do Manifesto da Blogosfera.

 

  • 19h00 – 19h15 > INTERVALO
    Hora de tomar Tubaína, dar uma passada no banheiro e voltar rapidinho, pois quem ficar no auditório concorre a prêmios. :)

 

 

 

 

  • 22h00 – 23h00 > TODOS BEBE @BAR DEVASSA! (fun)
    E, pra fechar o dia, temos a famosa sessão de amendoins coloridos + brejinha Devassa e Tubaína AND um pocket show da galera d’O Teatro Mágico rolando no palo do HUB SENTA LÁ!

 

 

  • 14h00 > TODOS CREDENCIA!
    O credenciamento tem início às 14hs e vai até o último cliente. Não se preocupe se você não pode chegar cedo. :)

 

  • 15h30 – 16h00 > EGO.ME, OS EFEITOS DA SUPEREXPOSIÇÃO (palestra)
    As redes sociais explicitaram muito (e numericamente) o sucesso das pessoas: quantos amigos temos no Orkut, quantos scraps recebemos no aniversário, quantos seguidores no Twitter, quantas pessoas curtem o que você fala no Facebook e por aí vai. Estamos incessante e constantemente colocando nosso ego à prova. Rosana Hermann (física, jornalista, escritora, Gerente de inovação no R7, professora na FAAPblogueira no Querido Leitor), nos leva por uma reflexão – NECESSÁRIA – sobre quais são os efeitos da “EGOESFERA” na sociedade e quais os limites da exposição humana.

 

  • 16h15 – 17h00 > A CONSTRUÇÃO DA FAMA NA INTERNET (bate-papo)
    Em tempos em que tudo é acessível e superexposto, todo mundo está sujeitos a 15 Kbytes de fama, para o bem e para o mal. A maior parte das pessoas que ganham notoriedade na internet o fazem pagando algum mico ou acidentalmente. Mas, se você acredita que tem potencial pra construir uma imagem realmente relevante… qual é o caminho a seguir? Como trabalhar sua imagem e atitude pra entrar DEFINITIVAMENTE pro rol da Alta Social Media e transforma-se em uma grande marca? Mediação: Mauricio Stycer (Jornalista, repórter e crítico do portal UOL). Debatedores: Walquiria Raizer e Vinicius Nisi (A Banda Mais Bonita da Cidade), Fernando Fontanella (pesquisador de mídias sociais, professor da Universidade Católica de Pernambuco, doutorando pela Federal de Pernambuco), Rica Grandi (cineasta e advogado, especializado em direito de autor, sócio-diretor IQ Talentos) e PC Siqueira (vlogueiro no canal MasPoxaVida e atual VJ da MTV no programa PC NA TV).

 

  • 17h15 – 17h45 > PAPO DE ARROBA COM @NAIRBELLO (fun)
    Gustavo Braun, o divertido, talentoso – e apresentador da MIXTV – ser por trás do fake da @NairBello ganhou um sofá pode onde outras arrobinhas polêmicas e amadas irão sentar pra revelar tudo o que você não vê no Twitter. Convidados da noite tarde: @RenataLocutora, a loira que dormiu na calçada da fama, acordou estrela e já conta com um séquito de mais de 94 mil seguidores no Twiter vai se juntar à outra loira, a @XuxaVerde que, com mais de 40 mil seguidores, foi a responsável pela criação de um dos memes mais repetidos da web brasileira.. Vem, Gente!!! :)

 

 

  • 19h00 – 19h15 > INTERVALO
    Hora de tomar Tubaína, dar uma passada no banheiro e voltar rapidinho, pois quem ficar no auditório concorre a prêmios. :)

 

  • 19h15 – 19h30 > “ESTOU COM SORTE” (fun)
    Já parou pra pensar no que o nome da sua arroba ou do seu blog significam? Será que esse nome vai te trazer sorte ou te condenar a uma vida digital sem seguidores ou leitores. TODOS CHORA! Pra sanar suas dúvidas e te guiar no caminho da salvação, convidamos Andre Mantovanni, o numerólogo responsável pelo Astral da Semana na TV UOL, que fará consultas AO VIVO pra galera do youPIX.

 

  • 19h45 – 20h45 > TRIBUNAL DE PEQUENAS CAUSAS WÉBICAS (julgamento)
    Já imaginou poder julgar os assuntos mais polêmicos da internê em um tribunal de – quase – verdade? Pois agora você poderá fazer ao vivo o que vive fazendo nas redes sociais: julgar a tudo e a todos. A juíza será Rosana Hermann (física, jornalista, escritora, Gerente de inovação no R7, professora na FAAPblogueira no Querido Leitor), o promotor será Fernando @Gravz Gouveia (advogado, blogueiro e co-criador do Lingerie Day), na defesa temos Luiz Yassuda (publicitário, web quebra-galho e colaborador do Brainstorm#9) e, marcando presença como júri popular? Seis pessoas escolhidas na plateia. Os casos serão surpresa, mas prepare-se pra lavar a maior roupa suja que a internet da vida real já viu. :)

 

  • 21h00 – 22h00 > MOOT (4CHAN): CRIANDO REDES REVOLUCIONÁRIAS (internacional)
    Do ponto de vista dos usuários da grande rede mundial de computadores, moot é como um rei. Ele criou o 4Chan (berço da cultura de internet, memes e do Anonymous) com 15 anos, com 18 já era uma celebridade cultuada pelos nerds no mundo todo, aos 20 foi eleito a pessoa mais influente do mundo pela Time (veja aqui), aos 22 levantou mais de 3 milhões de dólares pra lançar a Canvas, uma nova rede social baseada em imagens (veja aqui), aos 23 se tornou um dos principais opositores de Mark Zuckerberg no que se refere a privacidade dos usuários (ele defende o anonimato) e, com a mesma (pouca) idade, estará pela primeira vez no Brasil em uma entrevista mediada por Alexandre Matias (editor do Link do Estadão). Venha conhecer essa lenda ao vivo e, quem sabe, trocar algumas palavras com ele.

 

 

  • 22h00 – 23h00 > TODOS BEBE @BAR DEVASSA! (fun)
    Aê, hora de ficar “susse” e se jogar nos amendoins coloridos + brejinha Devassa e Tubaína.

 

 

  • 14h00 > TODOS CREDENCIA!
    O credenciamento tem início às 14hs e vai até o último cliente. Não se preocupe se você não pode chegar cedo. :)

 

  • 15h30 – 16h00 > CIBRIDISMO: O FIM DO MUNDO OFFLINE (palestra)
    Hoje em dia, com os atuais dispositivos móveis ultraconectados e a superpenetração da tecnologia digital em nossas vidas, o ser humano tem se expandido além do seu corpo biológico co-existindo on e offline. Nossa memória e capacidade de processamento vão além dos nossos cérebros, incorporando o computadores e celulares. Estamos virando seres ciber-híbridos – cíbridos – e isso tem impactos gigantescos na nossa vida e na maneira como o mundo se comportará a partir de hoje (uia!). Martha Gabriel, escritora, artista, pesquisadora, consultora e profissional de marketing, vai nos guiar pelas principais transformações que podemos esperar pro futuro.

 

  • 16h15 – 17h00 > TERAPIA DE CASAIS 2.0 (fun)
    É fato que, hoje em dia, os relacionamentos ficaram muito mais explícitos (quase colaborativos). É normal terminar o namoro apenas alterando o status no Facebook (pra todo mundo ver e comentar) e, consequentemente, também é normal chorar o fim do relacionamento abertamente no mural (que dó, que dó). Em outros casos, vemos casais que fazem uma espécie de “sexo virtual explícito” em suas timelines,  tipo o Morróida e a Carol @TchulimTchulim, que estão constantemente falando de suas transas no Twitter e já chegaram a emplacar uma hashtag bizarra… #tchulimliberaoanel. Clara Averbuck (escritora, redatora de humor do R7 e apresentadora do Ex-Tricô) e Lele Siedschlag (editora de Humor do portal R7, apresentadora do Ex-Tricô e autora do Te Dou um Dado) vão comandar essa verdadeira sessão de terapia de casais (e ex casais) em que participam: Morróida e TchulimTchulim (do caso supracitado), Enrique Jimenez (publicitário que já flertou algumas vezes pela rede e foi abandonado pelo Facebook), May Siqueira (estudante que descobriu que tava solteira via Orkut) e, o Casal Sem Vergonha mais sem vergonha da webz, Jaqueline Barbosa e Emerson Viegas. Antes da terapia, as empresas de pesquisa MultiFocus/NetQuest irão apresentar o resultado de um estudo inédito sobre o tema.

 

  • 17h15 – 17h45 > PAPO DE ARROBA COM @NAIRBELLO (fun)
    Gustavo Braun, o divertido, talentoso – e apresentador da MIXTV – ser por trás do fake da @NairBello ganhou um sofá pode onde outras arrobinhas polêmicas e amadas irão sentar pra revelar tudo o que você não vê no Twitter. Os convidados da noite tarde são duas das arrobinhas mais misteriosas do Twitter e que quase ninguém sabe quem faz: @Samara7Days (com mais de 27 mil seguidores que se divertem com seu troca-troca de avatares e opiniões ácidas) e @LadyGaga_Ilheus (fake com mais de 45 mil seguidores e que vai fazer um pocket show ao vivo no youPIX, preparem-se!).

 

  • 18h00 – 19h00 > GRANDES MENTES WÉBICAS, REUNITE! (grandes encontros)
    Você sabia que existia internet antes dos anos 2000? VDD! Eram tempos onde a internet era mais crua, não tinha wordpress pra facilitar a vida dos produtores independentes de conteúdo, a conexão era discada, o browser do momento era o Netscape, o UOL não existia e os GIFs animados dominavam a cena como padrão estético e não pra divertir nossa tarde, manolo! Pois as grandes mentes wébicas que ajudaram a construir a internet brasileira estarão no palco do youPIX pra relembrar os causos mais pitorescos da época e dar sua visão sobre o presente e o futuro wébico. Mediação: Bob Wollheim (empreendedor serial, ex-VP da Starmedia e publisher da SIXPIX CONTENT). Participantes: Caio Túlio Costa (fundador do UOL, jornalista, professor, atuou na campanha da Marina Silva e é consultor de mídia digital @ MVL Comunicação), Michel Lent (um dos primeiros brasileiros a trabalhar com internet no Brasil e um dos mais premiados também, é sócio e vice-presidente de estratégia do Grupo .Mobi/RBS), Índio Brasileiro (especialista no mercado de Internet, atuou como Diretor Comercial da equipe de fundação do UOL e é sócio-diretor da FirstCom Comunicação), Aleksandar Mandic (que dispensa apresentações) e Julio Hungria (jornalista que em 1995 fundou o Blue Bus como um BBS para o mercado publicitario carioca, hoje, um dos sites mais influentes da área).

 

  • 19h00 – 19h15 > INTERVALO
    Hora de tomar Tubaína, dar uma passada no banheiro e voltar rapidinho, pois quem ficar no auditório concorre a prêmios. :)

 

  • 19h30 – 20h30 > A INTERNET NOS TORNA MAIS FELIZES? (bate-papo)
    CULTURA | Curadoria: Alexandre Inagaki
    Quando acompanhamos os perfis de nossos amigos e conhecidos no Facebook, eles aparentam estar felizes: envolvidos em relacionamentos sérios, prosperando financeiramente, posando em fotos repletas de sorrisos e festas. Perfis em redes sociais seriam a versão editada, remixada e remasterizada de nossas vidas? Enredados por comerciais de margarinas e literatura de autoajuda, será que não estamos vivemos uma espécie de “ditadura da felicidade”, que acaba nos trazendo uma ansiedade por sermos felizes? A internet é cúmplice e fomentadora dessa busca, tantas vezes infrutífera, por uma vida feliz? Mediação: Pablo Miyazawa (editor da revista Rolling Stone Brasil). Debatedores: Cristovam Buarque (Senador da República e professor da UnB e autor do PEC da Felicidade brasileiro), Dani Arrais (jornalista, autora do blog Don’t Touch My Moleskine e sócia da Contente), Luiza Voll (designer de interação e sócia da Contente) e Pedro Jansen (Jornalista e produtor de conteúdo na Remix Social Ideas)).

 

  • 20h45 – 21h45 > MELHORES DA TWITTOSFERA 2011 (premiação)
    A cerimônia de premiação do Melhores da Twittosfera será comandada por por Bia Granja (youPIX) + Maurício CID (Não Salvo) e sonorizada ao vivo por Maestro Billy (produtor musical e DJ do Caldeirão do Huck TV Globo) e a linda (e devassa) @CarolSnowhite. Não perca pois a categoria #FF DO ANO será decidida ao vivo e temos outras surpresinhas pra você. :)

 

  • 22h00 – 23h00 > LOL LIVE COM RAFINHA BASTOS (show)
    E antes que você saia chorando com o fim de mais um youPIX Festival, venha dar risada e se divertir com Rafinha Bastos e seus convidados bizarros. Na noite de encerramento, preparamos uma surpresa: o Rafinha topou passar por uma sabatina. Ou seja, todo mundo vai poder fazer todo tipo de pergunta pro rapaz… ele prometeu pra gente que vai responder TUDO. Preparado? Além dessa verdadeira entrevista colaborativa, também teremos Gibran Sirena e Leonardo Peixoto, os meninos do Funk do Mortal Kombat em uma apresentação especial AND a finaleira da 1a Batalha de Paródias Internéticas. Quem viver, verá e votará no menos pior! :)

 

  • 23h00 – 23h30 > MEGADRIVER @ ESPAÇO SONY ERICSSON! (fun)
    Tem jeito melhor de fechar o youPIX Festival do que com trilhas de videogame tocadas no maior estilo metal? Hehehe! Pois a Sony Ericsson convida a todos pra assistirem ao pocket show da banda Megadriver. Todo os nerds pegam sua breja e correm pra bater cabelo! :)
  •  

    Ai meu Deus, quanta coisa, quero ir em tudo! :)

Quem escreveu:

youPIX / @youpix

cultura de internet, pessoas e pixels
veja + posts do autor

Comentários: