A Memepedia

A Memepedia é a primeira enciclopédia de memes do Brasil. A internet é um saco sem fundo de gírias, memes, virais, piadas internas e outros tipos de fenômenos menos compreensíveis, e a Memepedia está aqui pra catalogar e explicar (na medida do possível) a origem dessas coisas todas. Se você tiver informações sobre a origem de algum meme, compartilhe com a gente!



A Memepedia é a primeira enciclopédia de memes do Brasil. A internet é um saco sem fundo de gírias, memes, virais, piadas internas e outros tipos de fenômenos menos compreensíveis, e a Memepedia está aqui pra catalogar e explicar (na medida do possível) a origem dessas coisas todas. Se você tiver informações sobre a origem de algum meme, compartilhe com a gente!

“Lacrou”: qual é a origem desse termo?

por Pedro Katchborian | 15 abril 2014

lacrou-abre

Ao comentar a polêmica sobre o título de “Grande Pensadora”, Valeska Popozuda diz que ainda não estava pronta pra tal nomenclatura. Mas ela disse que ela está à altura de alguns como diva e lacradora. Mas o que é ‘lacradora’ e ‘lacrou’? Bom, o termo que vem se espalhando por aí teve origem nas interwebz. Clique pra continuar lendo

‘Tinder no Capão’, ‘Tender em Araraquara’ e o melhor do meme do Tinder

por Pedro Katchborian | 19 março 2014

tender

O dia foi agitado pra um aplicativo que muita gente dava como morto. O Tinder, popular app de pegação para conhecer pessoas, foi o tema de vários tumblrs durante a semana.

Tudo começou com o Tinder na Suécia, um tumblr que reúne os perfis femininos achados no país europeu. A beleza das garotas surpreendeu e muita gente compartilhou a página. Não demorou para que também existisse uma versão feminina, com perfis de homens.

É claro que também temos os valores nacionais! Surgiu o Tinder no Brasil, que traz belas mulheres brasileiras. A página também deu origem a uma versão feminina, só que essa não parece levar tão a sério.

E não demorou para que fosse instaurada a zueira: começaram a surgir os tumblrs irônicos, como o Tender em Araraquara (que é simplesmente genial), Tinder no Capão e o Tinder na Coréia. Lembrando que já existem outras páginas que brincam com os perfis achados no aplicativo.
Clique pra continuar lendo

Memes do WhatsApp representam um novo (e antigo) tipo de viralização

por Pedro Katchborian | 19 março 2014

alerta-de-zoeira

Quase todo dia recebo algum meme em um grupo do WhatsApp. Sempre alguma coisa engraçadinha, um clipe, uma imagem, um vídeo curto, um bom dia engraçado… Fato é que a maioria das coisas que vejo no serviço de mensagens eu jamais tinha visto em redes sociais. Não tinha dado risada com o vídeo no YouTube e ninguém postou no Facebook. Eles tem um potencial e um poder de viralização completamente diferente. Clique pra continuar lendo

As melhores paródias do cartaz de “Ela”

por Pedro Katchborian | 6 março 2014

Parece que é moda zuar cartazes de filmes. Depois de ‘Ninfomaníaca‘, é a vez de ‘Ela’, longa estrelado por Joaquin Phoenix e que ganhou o Oscar de ‘Melhor Roteiro Original’, ganhar memes e adaptações da web.

Foram dois momentos em que a internet resolveu remixar o filme — a cena em que o personagem de Joaquim Phoenix parece triste, que ganhou algumas legendas diferentes, e outra o próprio cartaz do longa.

Veja algumas paródias do cartaz:
Clique pra continuar lendo

Dossiê Dollynho: tudo sobre seu maior amiguinho

por LEO MAIA | 26 fevereiro 2014

abre dolly

Hoje vamos falar sobre o meme mais amiguinho e que adora cantar.

Preparados para uma aventura com o Dollynho?

A marca Dolly nasceu em 1987, no mesmo ano também nascia Cauê Moura — nessa época, ninguém imaginava que no futuro os dois seriam sucesso na internet. Que ano maravilhoso para vir ao mundo!

Em 2007/2008, o Dollynho passou por uma fase difícil, a internet dizia que ele era do mal e criaram até comunidade no Orkut com teorias da conspiração. Seria o Dollynho o Anti-Cristo? Um enviado do Satã?

Clique pra continuar lendo

A história da socyalite do Tocantins que deu uma festa, virou meme e foi agredida por policiais

por Pedro Katchborian | 25 fevereiro 2014

miranorte-abre

Calma. Vamos lá: tudo começou no último domingo, no blog Miranorte VIP. Pra quem não sabe, Miranorte é uma cidade do estado do Tocantins. Voltando: no post do blog, Edson Pinheiro comenta uma festa de uma Socyalite Karla Lima. Pense no post como uma matéria do EGO sobre algum aniversário de um famoso.

Ao juntar o relato minucioso às várias fotos da festa, a internet começou a compartilhar o link. Trechos como o da “mais finíssima maionese ainda” e dos “convidados um mais chique que o outro” começaram a virar meme na timeline. O motivo? Digamos que, aparentemente, o texto não fazia jus a todos os detalhes do aniversário.
Clique pra continuar lendo

‘Beijinho no ombro’: os memes e as melhores versões do hit da Valeska Popozuda

por Pedro Katchborian | 24 fevereiro 2014

beijinhonoombro-abre

Não é muito comum uma música virar meme, mas a gente ama quando acontece. Com “Beijinho no Ombro”, o sucesso foi instantâneo. Veja como surgiu e os melhores exemplos do viral.

Clique pra continuar lendo

‘Nível de Inglês’: a origem e o melhor do meme

por LEO MAIA | 6 fevereiro 2014

640-ingles

Enquanto uns dizem que não vai ter copa, outros já estão treinando outro idioma. Mas que fique claro, essa turma é avançada e você vai precisar de ter Nível de Inglês: ALTO.

Mentira. Nem precisa manjar dos paranauê do inglês, com nível Joel Santana de Curso de Inglês você consegue ser o rei desse meme que tá rolando solto no Twitter.

Clique pra continuar lendo

A origem e o melhor do meme ‘Não Vai ter Copa’

por Tatiane Rosset | 6 fevereiro 2014

 

naovaitercopa

Como uma hashtag de cunho político vira um meme? Simples! Basta acrescentar uma série de brasileiros sem noção nas redes sociais e bater com uma palavra extremamente comum.

Vem saber mais sobre esse meme subversivo que é o #NãoVaiTerCopa.

Clique pra continuar lendo

‘Mestre das facas’: a origem e o melhor do meme

por Pedro Katchborian | 5 fevereiro 2014

mestredasfacas-abre

Eba! Já temos o primeiro viral-bizarro do ano! É o Mestre das Facas. Embarque nessa jornada e vem conhecer mais sobre esse incrível meme.
Clique pra continuar lendo