A ORIGEM DO “TIOPÊS”

por GIOVANA PENATTI | 9 novembro 2011

Vosse çab oq eh tiop]ës/ Nunca vi nem comi eu só ouço falar

O tiopês é um dos ~idiomas da internet~ que mais fazem os chatos conservadores da gramática e bons costumes da língua e profetizarem a morte do português! Pra falar tiopês, você tem que escrever tudo errado. Mas vai além de simplesmente desrespeitar a gramática: é preciso escrever do modo mais grosseiro, tosco, ininteligível possível! Ou, mais do que isso, é o jeito certo de escrever errado!

E, como o Calendário Oficial do Universo Geek diz que hoje é dia de falar tiopês, a gente vai contar de onde veio essa coisa linda e também vai ensinar a usar prq a gnt çab q nõa eh facio!!1!

// A ORIGEM

O primeiro registro de estilo do tiopês que a gente achou é do dia 4 de dezembro de 2004 e foi feito pelo Misto Eleazar lá no Orkut (thanks Teletube!):

 

Depois disso, surgiram algumas comunidades também escritas nesse mesmo estilo (como esta, de 2005) e, lá por 2006, surgiu o tiopês ~oficialmente~.

Começou numa comunidade criada por um internauta chamado Ale Crescini pra fazer novos amigos. Só que o cara escrevia de um jeito meio bizarro, sem respeitar pontuação ou afins, o que chamou a atenção da galera que, obviamente, começou a zuá-lo. O próprio nome TIOPÊS vem da palavra “tipo” escrita errada “tiop“.

A galera começou a postar imitando (e popularizando) o JEITINHO que ele escrevia em um mega chat, que ficou conhecido como Alechat (a.k.a “chat do Ale”). Esse também é o nome da primeira forma de escrever que deu origem ao tiopês. Ou seja, o alechat, é o berço dessa linguagem tão odiada por uns e adorada por outros.

Mas nem tudo é baboseira! Diz o pessoal do Teletube, que “o tiopês pode ser considerado uma linguagem caricatural, crítica e bem-humorada a respeito do analfabetismo funcional brasileiro, que é um dos maiores do mundo” e que, pra falar um bom tiopês, você precisa saber muito bem português, já que os erros tem que estar acertadamente nos lugares certos.

A primeira comunidade a falar do tiopês foi a Tiopês – A Revolução, que era uma verdadeiro manual do ~dialeto~ e trazia toda  a história da língua e um comofas intensivo pra ensinar todo mundo a falar! Mais de 8 mil pessoas já passaram por ela e, hoje, há cerca de 5 mil membros (porque muita gente saiu do Orkut… snif! :/)

 

// POPULARIZAÇÃO

O tiopês rapidamente caiu nas graças do povo do Orkut e, em pouco tempo, vazou para o resto da internetzzzz. Se você buscar no Google por tiopês, o primeiro resultado é da Desciclopédia. “Não sei bem o por quê desde que a desciclopédia definitivamente não escreve fatos reais!”, comenta João Henrique, que é o dono da coisa toda. Ele também contou que o artigo foi criado em 8 de março de 2007. Nesse mesmo ano, as buscas no Google por “tiopês” tiveram seu primeiro boom:


Depois disso, em fevereiro de 2008, Rafael Madeira ~consagrou o estilo~ com as tirinhas do Cersibon, que levaram o tiopês a um nível superior, o da imagem! Além da linguagem, a essência tiopética também aparece nos geniais desenhos:

 

 

// MEMES

Hoje, é bem difícil ver alguém escrevendo em “tiopês puro” na internet. Mas a herança que a língua deixou na web é inegável, já que ela é a origem de vários memes que a gente usa! Por exemplo: corrão, vo dorme, fikdiknão tá fácio, comofas e por aí vai. Ou seja, tiopês ainda está vivo na interwebz, em nossos corações e em nossos teclados. \o/

 

// COMOFAS

A gente não podia terminar o post do dia sobre o tiopês sem dar umas dicas de como aderir a língua, né? Então, ANOTEM algumas dicas práticas e valiosas:

- IL vira IO e vice-versa. Exemplo: fácio, fútio, remédil
- M vira N e vice-versa. Usar com moderação. Exemplo: comseguir, bonba
- J vira G e vice-versa, quando o som permitir. Exemplo: jente, giló
- Sumir com a última vogal das palavras. Exempo: gost, janel, telefon
- Trocar U por OO e I por EE. Exemplo: reequeza, azool
- Verbos que conjugados terminem em AM recebem ÃO. Exemplo: corrão, vejão

Se quiser um modo mais fácil de tiopêsar sua web, use o Tiopês Translator e seja feliz!

 

entöa eh isu jemt, vam flaar tiop]ës og o resto do deea garela!11! -q

 

UPDATE: o Jean Souza fez o TCC dele sobre tiopês! Ele disponibilizou o trabalho pra todo mundo dar uma lida e conhecer a abordagem acadêmica desse ~dialeto~ (valeu, Jean!!). Veja:

 

 

 

Quem escreveu:

GIOVANA PENATTI / @TheRealGiovana

só add com scrap.
veja + posts do autor

Comentários: