O meme “Manja dos paranauê”… sabe de onde veio?

por Pedro Katchborian | 27 agosto 2013

manja dos paranauê_abre

Você já deve ter visto alguém falar a expressão “manja dos paranauê” aí na sua timeline, certo? Mas o que é isso? Paranauê não é aquele negócio de capoeira? Que que tá fazendo na internet? Realmente é difícil dizer de onde saiu e quem foi o primeiro que disse algo do tipo, mas nós vamos tentar fazer uma investigação sobre o meme.

 

A origem (??)

O youPIX não conseguiu identificar ainda o que exatamente despertou este meme. A única coisa que sabemos é a origem da palavra paranauê. Quem jogou na web e colocou o verbo “manja” na frente, não sabemos. Sabe como começou? Coloque nos comentários e nos ajude!

Já a palavra Paranauê vem de um cântico de roda de capoeira, chamado Abadá da Capoeira. O nome não tem nada a ver com o estado do Paraná. Paraná, em tupi, significa “semelhante ao mar” ou “rio”. Já “auê”, também em tupi, é uma saudação. Portanto, o refrão Paranauê, Paranauê, Paraná seria uma alusão à liberdade encontrada pelos escravos além do Rio Paraná (aposto que você não sabia que um meme podia ter tanta cultura).

 

 

E na web?

Podemos dizer que o paranauê na internet tem algo a ver com esse rapaz de bigode abaixo. Quase todos os memes do paranauê tem a foto do Mario Bros versão paranauê aí todo felizão jogando seus golpes de capoeira. Mas quem é ele? Não sabemos e gostaríamos de descobrir. Portanto, se você sabe, por favor nos diga quem é esse cara!

manja dos paranauê

 

 

O que significa?

Quando alguém diz que  ”manja dos paranauê”, ele pode manjar de tudo. Portanto, “manja dos paranauê” é um meme mutável, que depende do contexto para ter um significado. Pode tanto estar atrelado a algum cenário de luta e briga como pode ser algo completamente diferente. Seria o equivalente ao ser “ninja”. A a expressão é positiva – se você manja, você é foda naquilo. Ela é constantemente usada para zuar alguém na internet. Há também a possibilidade de colocar a palavra “fera” na construção de frases do paranauê.

A expressão começou a bombar nesse ano, sendo que o mês com mais procura do termo no Google foi julho. Mas se formos pesquisar no universo da web, encontramos menções ao termo em 2012. No Twitter, encontramos tuítes com o termo em fevereiro e março e 42,070 (!!!!) menções nos últimos 30 dias. Há também uma página no Facebook.

paranauê_googletrends

 

 

Alguns exemplos do “manja dos paranauê” e seus derivados:

manja_dos_paranaue_2

 

 

paranaue_1]

paranaue_2

 

paranaue_4

 

paranaue_5

 

paranaue_6

 

 

paranaue_7

 

 

Quem escreveu:

Pedro Katchborian / @pedrokatch

é repórter do youPIX. Queria ser paleontólogo, mas virou jornalista.
veja + posts do autor

Comentários: