youPIX ENTREVISTA: VINHETEIRO DOS PIANOS

por LUMA SANTOS | 31 janeiro 2011


Não, ele não é o Cãozinho dos Teclados e nem o Keyboard Cat, mas semana passada, o multiinstrumentista Fabricio di Paolo, mais conhecido como Vinheteiro causou frisson na sua primeira Twitcam, foram mais de 4000 views, e tocou o que a galera pedia na Twitcam por umas 2 horas.

Seu diferencial é que além da música erudita, toca músicas pops, tipo vinhetas de programas e temas de filmes, games e séries (veja-o tocando Lady Gaga!!). Ele diz não tem idade específica: “sou o mais velho dos youtubers/vloggers” e mora no Castelo encantado do Vinheteiro (sabe-se lá onde é isso).
Acreditem ou não, o cara é veterinário (!!) mas trabalha como administrador de obras e negócios da família, toca por hobbie. Se quiser, acompanhe-o pelo canal dele no Youtube onde ele se faz vídeos bizarros (como esse aqui), toca instrumentos diferentes como o cravo ou imitando o pianista da Vanusa ao tocar o Hino Nacional (veja aqui)! Hahaha! Ou também segui-lo no Twitter: @Vinheteiro. Lá ele avisa quando faz shows e twitcams.

Sentado no seu trono de Lord Vinheteiro, Fabricio toca…quer dizer, diz como é que surgiu o Vinheteiro, quais as chances dele dominar o mundo e se ele conquistará o posto do Keyboard Cat.

youPIX – Quem é o Vinheteiro?
Vinheteiro – Sou o pianista que vai tocar o que não existe intérprete. Tocar cover de banda qualquer um toca. Já nas músicas de games, desenhos e filmes, NÃO EXISTE artista FAMOSO que faça isso.

youPIX – Você acha que é o Keyboard Cat brasileiro?
Vinheteiro – De gato eu não tenho nada. Porém, tenho certeza de que sou mais bonito que o Pc Siqueira.

youPIX – Quantos intrumentos você toca?
Vinheteiro -
Meus instrumentos oficiais são sanfona, piano e o contra-baixo elétrico. Também consigo arranhar em cravos, teclados e órgãos. Porém, já toquei violino, gaita de boca, guitarra, viola caipira e outros. Comprei uma tuba no Paraguai em novembro, só que não consegui tirar nenhum som nela. Já a sanfona, eu comprei somente pra tocar no Youtube, nunca tive aulas de sanfona. Não tenho nenhum diploma não.

youPIX – Já tinha feito outras Twitcams? Alguém te deu uma dica ou foi fuçando mesmo?
Vinheteiro - Nunca tinha feito Twitcam ou visto alguém fazer. Fiz essa porque vi o Maurício Meirelles, meu amigo comediante, fazendo e quis copiá-lo. Outros amigos também pediram para eu fazer, mas nunca dei atenção a esses sábios.

youPIX – Dicas pra alguém que tá começando a tocar algo?
Vinheteiro – Nunca se meta com bandas! Tive aulas de piano com professores particulares, mas aprendi na raça mesmo. Inventei meus próprios exercícios e rotina de estudos. Um instrumento se aprende 99% sozinho e 1% com aula e teoria.

youPIX – Uma música que você não AGUENTA mais tocar?
Vinheteiro – Não existe. Gosto de tocar todas quantas vezes for. O que não gosto é de repetir uam música pros mesmos ouvintes, pois parece que só sei tocar aquela e não gosto de ser inconveniente.

youPIX – Já apareceu na TV?
Vinheteiro – Já passaram um vídeo meu sem me consultar e cheguei a gravar um programa (dá uma olhada aqui). Mas me cortaram e colocaram um malabarista de frigideiras no lugar.

Aqui vai o TOP5 de temas de seriados, filmes, desenhos e games que são os mais famosos e que a galera mais pede:

SIMPSONS

.

SUPER MARIO

.

PICA-PAU

.

POPEYE

.

HE-MAN

.

Pergunta do @boni_geek -Você sabe tocar clássicos do rock como Baba O’Riley do The Who, Bohemian Rhapsody do Queen, e outras?
Vinheteiro – Não. Mas se continuarem a me torrar pedindo essas músicas serei obrigado a aprendê-las. Afinal, tenho que agradar meu público. O que é um músico sem plateia? Seria eu há dois anos atrás, antes do Youtube: somente meus vizinhos sabiam que eu tocava piano.

Pergunta do @OficialJoaoComo surgiu o interesse de postar o seu trabalho no Youtube e como é mostrar a musica clássica aos jovens?
Vinheteiro – Eu nunca consegui tocar em lugar nenhum e a única maneira que encontrei de mostrar meu trabalho foi o Youtube. Por isso, resolvi testar a Twitcam na semana passada. Dificilmente alguma entidade me atende e sou maltratado como um pedinte.

youPIX – E vai ter mais alguma Twitcam?
Vinheteiro – Todas as quintas-feiras farei uma Twitcam. Quero que as pessoas vejam o meu vídeo e reconheçam o meu trabalho. Graças a Deus a internet é muito democrática.

Pergunta do @rafaelspmTem rotina de estudo?
Vinheteiro – Atualmente faço escalas, e fico criando versões e variações.

Pergunta do @tuliopb - O que curte escutar?
Vinheteiro - Nada. Não tenho aparelho de som. Ouço apenas rádio no carro.

Pergunta do @GabrielduBOM - Você vê as redes sociais como um lugar pra expor seu trabalho ou também pra ganhar dinheiro?
Vinheteiro - Os dois, mas não vou explicitar meus planos aqui. Mas cadê o Caçulinha? E o Pedrinho Mattar? O Brasil está sem um representante pianista. O que quero é que as pessoas me conheçam e vejam os meus vídeos.

youPIX – Quais as vinhetas famosas que você mais gosta de fazer?
Vinheteiro – Jornal Nacional e Plantão da Globo.

.

VINHETEIRO.ME

Game preferido: Age of empires II.
Rede social preferida: Youtube.
Um avatar legal de Twitter: o do @marcoscastro

Emoticon: Os pornográficos.
HTTP://www.vinheteiro.com

Quem escreveu:

LUMA SANTOS / @lumasantos

É uma catarina, que veio do sul, pra dançar o tchan... PARÔ! É viciada em infernerds, Tim Burton, John Mayer e muitas porcarias pops.
veja + posts do autor

Comentários: