ACHADO NÃO É ROUBADO… OU É?

por FLAVIO LAMENZA | 27 abril 2011

Uma das discussões que mais dão problema e chateação na internet é: “você não citou a fonte”. Isso quer dizer que alguém publicou um conteúdo de outra pessoa – uma foto, por exemplo – e não falou “vi no blog do fulano”, ou “dica do beltrano”, ou o simples “fonte: site do sicrano”.

Por que isso incomoda tanto? Porque passar horas produzindo um conteúdo, tendo capricho na seleção de imagens e carinho ao escrever o texto, e daí alguém simplesmente dar um “copiar e colar” para, num clique, levar o conteúdo que você criou para o site dele e ainda ter a cara de pau de não falar quem foi o autor da criação… Fala sério, é pior que perder o bilhete premiado da Mega-Sena. Ok, nem tão sério assim, mas é muito chato! Mas quem reproduziu seu conteúdo sem crédito pode, realmente, não ter nenhuma culpa. Explico: a internet é um mundo gigante em um lugar só. Imagine que um russo possa sem querer cair no seu site ou galeria de fotos aqui no Brasil, gostar de uma foto (não entender nada do português que estava escrito) e salvar no seu computador lááááá na Rússia. Daí ele pega essa foto bonita que você (aqui no Brasil) tirou e manda para uma amiga; essa amiga tem um blog/site lááááá na Rússia e publica a sua foto.


copiar pode ser divertido…

A internet é aberta para todos sem exceção, estamos todos juntos. Eu não sei se alguém vai copiar uma foto minha por maldade ou por inocência. E, ainda, antes de publicar um post no blog o blogueiro comum não vai parar o que está fazendo e procurar na internet inteira para achar quem é “a fonte”. Acreditar que alguém vai fazer isso é o mesmo que acreditar que, depois de ouvir 300 mil vezes, o homem vai se lembrar de abaixar a tampa do vaso.

Portanto, querido amigo que publica conteúdo na internet, se publicar uma imagem, ASSINE na foto. Escreva seu nome, seu apelido, seu site – enfim, qualquer coisa que tenha a ver com os créditos – na própria imagem, no cantinho dela.
Se ela rodar o mundo, a informação não será perdida e todos saberão, inclusive um esquimó, que o autor da belíssima foto é você!

 


Flavio Lamenza é editor do Chongas.com.br, publicitário e internet evangelist (palavra chique e da moda), e corta o cabelo bem curtinho pra fingir que é careca.

Quem escreveu:

FLAVIO LAMENZA / @flavio_chongas

veja + posts do autor

Comentários: