FELIZ ANIVERSÁRIO PRA MIM, FACEBOOK

por MICHEL LENT SCHWARTZMAN | 24 novembro 2010

lent_bday

Que barato fazer aniversário na era das redes sociais.

O aniversário digital não chega a ser novidade. Pelo menos há uns 10 anos, fazer aniversário é sinônimo de telefonemas, SMSs, e-mails, recados de voz no telefone de casa e no celular, mensagens via instant messengers tipo MSN e scraps na sua rede favorita.

No final do dia, tal qual costumávamos contar os presentes depois de uma festa de criança, a gente contabilizava o saldo de saudações daquele dia: 12 SMSs, 8 mensagens de voz, uns 15 contatos pelo MSN, 26 scraps e 16 e-mails.

Mas, este ano, alguma coisa estava diferente. Às 10 h da manhã, eu não tinha recebido nenhum telefonema, nenhum torpedo, nenhuma mensagem no MSN e apenas um e-mail de um ser humano, a minha mãe, e uns 4 ou 5 e-mails automáticos de lojas da internet. Só isso. Isso e 43 posts, 16 likes e 5 presentes virtuais no Facebook.

Todo mundo, absolutamente todos os meus amigos e parentes me cumprimentando este ano via Facebook. Sim, eu sei que é uma rede que tem mais de 500 milhões de usuários no mundo, mas nas minhas contas é bem mais do que isso. Tipo, provavelmente, 98,3% de todo mundo que eu conheço, família e amigos está agora no Facebook, e por lá me mandaram os mais calorosos e bacanas parabéns que eu recebi em muito tempo.

E, durante os minutos que eu levei para escrever estes últimos dois parágrafos, ganhei mais 4 posts e dois likes no meu wall. O dia promete.

Nunca um único site conseguiu unificar tanto meus contatos ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, nunca foi tão fácil dar parabéns e estar próximo das pessoas, mesmo na distância.

Eu ouvi dizer de gente que já está inclusive fazendo suas festinhas de aniversário de forma virtual, convidando os amigos dentro de games. Eu resolvi continuar me encontrando com os amigos pessoalmente para esse tipo de ocasião, pelo menos por este ano. Mas aproveitei e mandei o invite para a comemoração pelo Facebook mesmo, já que estávamos com direito a sistema de RSVP incluído pra saber quanta gente pretende aparecer.

Se o Facebook tem mesmo como objetivo virar o centro da vida das pessoas, oferecendo todas as ferramentas de que elas precisam pra se comunicar, eu diria que, baseado no meu aniversário, eles já estão conseguindo.

Feliz aniversário pra mim, Facebook!

PS: Mais 6 posts novos no meu wall.


Michel Lent Schwartzman é publicitário interativo, mesmo nas horas vagas.

Quem escreveu:

MICHEL LENT / @lent

Coluna LIFE BITS
veja + posts do autor

Comentários: