SAIBA QUAIS SÃO OS 25 CANAIS MAIS RELEVANTES DO YOUTUBE BRASILEIRO

por youPIX | 6 março 2013

 

 

Eles têm carisma, senso de oportunidade, senso de humor, milhares (em vários casos milhões) de seguidores e se pá, colecionam por aí alguns stalkers. Em resumo, eles são os rockstars da geração 2.0 e, mais do que muita gente passeando aí pelo horário nobre da TV, essa galere é quem dita tendência e mais provoca o povo que é 24 por 7 online (é noiz!).

Mas as pessoas por trás dos 25 canais mais influentes do YouTube Brasil não apenas surgiram na internet. Em vários casos, esses canais são produto direto da grande mídia, entre emissoras e gravadoras de disco que, como não são bestas nem nada, entenderam rapidinho o impacto que o YouTube tem hoje no consumo de conteúdo.

Saiba então quem são eles, onde vivem, do que se alimentam e por que entraram nessa lista.

 

“YOUPIX, VSF, CADÊ O CANAL DO ______?”

É muito provável que você não tenha encontrado seu canal preferido nessa lista de canais relevantes ou que você não concorde com os nossos critérios de avaliação de relevância. Porém, caro internauta, antes de você xingar muito na caixa de comentários, vai fazer seu próprio ranking responda: o que é mais revelante, o número de views ou de inscritos de um canal? O seu gosto pessoal ou uma série de dados, métricas, pesos e números avaliados?

Se você acessar um site como o Social Blade, que traz dois rankings separados – um de views e um de número de inscritos -, você vai perceber que dos 10 maiores canais em número de inscritos, alguns acabam ficando bem mal posicionados no quesito views… e vice-versa.

Por exemplo: Porta dos Fundos! Eles estão em 4o lugar dentre os canais com mais inscritos no Brasil, mas aparecem em 22o na lista de views. Por outro lado, Michel Teló é dono do canal mais visto do Youtube brasileiro, mas aparece em 33o quando o assunto é número de inscritos.

O número de views nos diz que o canal tem vídeos populares (como o  “Ai se eu te pego” de Michel Teló, vídeo que sozinho tem mais de 480 milhões de views), enquanto um número alto de inscritos demonstra que o canal tem uma comunidade grande, engajada e fiel ao conteúdo produzido.

O que pesa mais? Canais com grandes hits ou canais que consistentemente vem construindo sua base de fãs? Pra nós, nenhum desses fatores, sozinhos, foram suficientes pra medir a relevância de um Youtuber.

Pra chegar na nota que determinou a posição de cada um no ranking, foi feito um cruzamento entre os 50 maiores canais do Brasil em número de views e inscritos, a quantidade de engajamento que cada canal tem em termos de likes e comentários por vídeo e a taxa de crescimento de cada um. Após esse cruzamento, foi atribuido um peso para cada item, chegando-se então à uma medida de consistência de cada canal e o quanto cada um influencia o ecossistema geral do Youtube brasileiro.

Parece complexo? E foi mesmo! o/

Fazer qualquer tipo de ranking é sempre uma tarefa ingrata! Por outro lado, a gente entende que reconhecer as pessoas que se destacam em uma área específica, como por exemplo o Youtube, é essencial pra que ela seja reconhecida, se desenvolva e continue tendo incentivos pra crescer. Fica aqui o nosso pra que isso aconteça. \o/

Quem escreveu:

youPIX / @youpix

cultura de internet, pessoas e pixels
veja + posts do autor

Comentários: