Dossiê completo sobre o “Rei do Camarote” e os indícios de que a história não é fake

por Pedro Katchborian | 5 novembro 2013

rei-do-camarote-abre

Você pode estar cansado do Rei do Camarote – afinal, o vídeo foi divulgado há 4 dias e já conta com 2,5 milhões de views – porém os memes e as apostas sobre a história do personagem ser fake ou não continuam borbulhando (#tudumpish)  na timeline. Neste momento, temos mais de 2 mil tuites por hora sendo feitos sobre o caso e a linha no gráfico que mostra o interesse da galera sobre o assunto só sobe.

Além dos gifs e das diversas análises sobre o caso nas redes sociais, começam a surgir outros desdobramentos em relação ao vídeo – as paródias, os tumblrs, perfis fakes, as fotos nos comentários, as comunidades no Facebook, marcas usando o caso pra “agregar valor” e, claro, toda uma investigação CSI sobre a veracidade da história.

 

 

Fake, viral, marketing, vdd ou só micão?

Tem gente que jura de pé junto que nos próximos dias vai aparecer alguma marca revelando que tudo não passou de um viral. Até o próprio Alexander deu uma entrevista a Rádio Bandeirantes dizendo que não é nada real e que “em alguns dias ficaríamos sabendo de toda a história”. Várias teorias da conspiração começaram a surgir:

1) O Rei do Camarote não aguentou a zueira e tá tentando negar tudo dizendo que é brinks.

2) O vídeo é uma ação do programa Pânico, que será desvendada este domingo. Teoria levantada porque o programa tem histórico de trollagem com a imprensa brasileira, os amigos “famosos” do Alexander são do Pânico e uma polêmica que gere audiência nunca é demais.

3) A história é obra de Wagner @MrManson Martins, conhecido troll da internet lá dos idos do Cocadaboa. Teoria levantada após Manson publicar em seu Instagram imagens de um suposto “bastidor” das gravações: veja aqui, aqui e aqui.

4) O vídeo é ação de alguma marca que vai assumir toda a zueira em breve.

5) _______ (insira a sua aqui)

 

Pra combater as teorias da conspiração, outras pessoas começaram a ir atrás da história e surgiram algumas coisas que confirmam que tudo o que vimos no vídeo pode ser real:

  • um breve histórico no Twitter sobre Alexander de Almeida, que, aparentemente, confirma a sua existência – e também a sua ostentação
  • Rosana Hermann explica, fato a fato, a verdade sobre o personagem e também coloca indícios de que não é nada fake
  • a revista VEJA declarou oficialmente que a história é veridica e publicou matéria mostrando a vida após a fama e os memes.
  • UPDATE: Depois da publicação deste post, o leitor Felipe Lecina Marin mandou um link com fotos de Alexander de Almeida na festa da Ferrari (hahahahaha), em abril de 2013.

 

Bom, real ou não, só o tempo dirá. Estaremos acompanhando tudo e agregando valor ao conhecimento de vocês sobre o assunto. Por hora, fizemos uma coletânea dos melhores memes, remixes e reações da internet:

 


A repercussão na internet – Perfis Fakes

No Twitter, o que mais tem feito sucesso é o @reidocamarote, com mais de 2.000 seguidores. No Facebook, a página que tem se passado por Alexander de Almeida já tem mais de 125 mil curtir – é o “Agrega Valor Ao Camarote”.

rei-do-camarote-face

 

 

A repercussão na internet – Tumblr

Com imagens que estavam postadas no Instagram de Alexander, o tumblr que está bombando é o Rei do Camarote.

rei-do-camarote-tumblr

 


A repercussão na internet – Imagens

Entre imagens de comentários do Facebook, montagens ou apenas muita zuera. A nossa seleção:

rei-do-camarote rei-do-camarote-2 rei-do-camarote-3 rei-do-camarote-4  rei-do-camarote-6 rei-do-camarote-7rei-do-camarote-5 rei-do-camarote-8 rei-do-camarote-9 rei-do-camarote-10

rei-do-camarote-11 rei-do-camarote-12 rei-do-camarote-13

 

Tuítes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Paródias

As paródias também começaram a aparecer. O destaque vai para a feita pela ESPN, interpretada por Paulo Soartes, o Amigão – “Os dez mandamentos do Rei da Informação”.

space_30

space_30

 

Quem escreveu:

Pedro Katchborian / @pedrokatch

é repórter do youPIX. Queria ser paleontólogo, mas virou jornalista.
veja + posts do autor

Comentários: