Creator’s business

Creator Economy

Plataformas

Estudos & Relatórios

Influência & Marcas

Diretório de Agências

Gestão de marketing de influência: como resolver esse B.O.?

Compartilhe

O processo e a cadeia de fornecedores que existe entre uma ideia e uma ação coloca como necessidade que as empresas tenham uma boa gestão de processos em marketing de influência. Ao longo dos nossos anos atuando como consultoria nesse mercado, identificamos a falta de processos e arquitetura organizacional como uma das principais barreiras que os profissionais enfrentam em suas rotinas.

O processo e a cadeia de fornecedores que existe entre uma ideia e uma ação coloca como necessidade que as empresas tenham uma boa gestão de processos em marketing de influência. Ao longo dos nossos anos atuando como consultoria nesse mercado, identificamos a falta de processos e arquitetura organizacional como uma das principais barreiras que os profissionais enfrentam em suas rotinas.

A ausência de um controle claro sobre os fluxos internos e a inadequação da estrutura organizacional para atender às demandas da influência podem resultar na perda de processos, encarecendo as operações ou, ainda pior, ameaçando o sucesso de todo o planejamento e, consequentemente, colocando em risco o retorno sobre investimento (ROI).

O B.O da gestão começa no conceito de influência

Antes de tudo, marcas e agências precisam entender, de uma vez por todas, que influência não é apenas um formato de mídia; é a consequência de uma autoridade construída ao longo do tempo.

Na internet, essa autoridade é cultivada através do conteúdo genuíno e do relacionamento entre influenciadores e suas comunidades. A verdadeira influência é uma transformação no pensamento e ação, resultando em mudanças concretas.

No contexto do marketing, a influência e o conteúdo não podem mais ser isolados em caixinhas separadas. O que antes era uma subdivisão do departamento de marketing agora se transforma em uma estratégia holística que muitas vezes transcende as fronteiras de um único departamento ou é terceirizada para agências especializadas.

O Ecossistema da Influência

À medida que o processo de contratação, agenciamento de criadores e produção de conteúdo envolve diversos atores do ecossistema de influência – incluindo marcas, agências de publicidade/PR, agências de influenciadores, produtoras, veículos, ferramentas, agentes e os próprios influenciadores – a necessidade de uma gestão sólida se torna inegável. Imagina o telefone sem fio que uma falta de gestão não ocasionaria.

As demandas ficam soltas, os KPIs não são atendidos, o briefing fica ruim, o #publi pior ainda, o departamento de BI não sabe o que deve mensurar…Sobra pra quem? Essa falta de gestão transforma o marketing de influência uma estratégia arriscada e insatisfatória aos olhos de investidores.

Diante dessas circunstâncias, um planejamento de gestão de influência se torna imperativo para desfazer as barreiras entre conteúdos, áreas e calendários. A jornada do consumidor deve se tornar o ponto de partida, com conversas autênticas e relevantes conduzindo a estratégia.

Como implementamos a gestão de influência

Na consultoria da YOUPIX para marcas, utilizamos uma abordagem chamada ORG DESIGN, que compreende um diagnóstico completo da dinâmica interna dos nossos clientes, incluindo a avaliação de fornecedores, processos e ferramentas, atribuição de papéis e responsabilidades, e sugestões para uma estrutura interna coesa, fluxos de trabalho otimizados, ferramentas e parcerias para garantir a governança e execução da estratégia de influência. Após a aprovação desse plano, implementamos e compartilhamos o plano com todas as partes envolvidas.

Já parou para analisar se existem pontas soltas dentro do fluxo de produção de conteúdo e marketing de influência dentro da sua marca? Quem determina a prioridade? A estratégia de social está casada com a de marketing de influência? Quem aprova o que? A mensuração de dados é feita de forma distinta quando falamos de conteúdo de marca e com o creator? E o relacionamento de todos os influenciadores que a marca já trabalhou, existe uma estratégia? Um pós job?

São esses tipos de provocações que nós levantamos e podem te ajudar a recalcular a rota.

Influência é parte do todo

A gestão eficaz do marketing de influência não é apenas uma opção, mas uma necessidade. Ao compreender que influência não é um ponto de partida, mas um resultado, e ao reconhecer a complexidade do ecossistema envolvido, as empresas podem maximizar os resultados de suas estratégias de influência.

Adotando uma abordagem de gestão sólida e criando uma arquitetura organizacional adequada à realidade e aos objetivos da empresa, a influência pode se tornar não apenas uma métrica dentro de marketing, mas um pilar fundamental para o sucesso em estratégias cada vez mais conectadas.

Conteúdos relacionados

Plataformas viraram vitrines de habilidades e produtos, enquanto os pequenos creators ocupam um papel cada vez mais central na engrenagem econômica

Dono de uma boa parte da Creator Economy global, nosso país virou referência na criação de conteúdo e agora expande sua influência Na YOUPIX, a gente costuma dizer que influência não é causa, mas consequência de trabalho feito com propósito e construção de comunidade. Essa receita a gente sabe de cor, não à toa somos […]

A influência dos brasileiros não-creators têm crescido cada vez mais pelo mundo – e conquista corações por onde passa Foto: Michael Buckner/2026GG/Penske Media via Getty Images A creator inglesa Tati Kapaya mapeou as últimas 4 décadas na cultura pop e identificou um padrão interessante: os anos terminados em “6” são marcantes, ou na real mudam a nossa […]