Gestão de marketing de influência: como resolver esse B.O.?

O processo e a cadeia de fornecedores que existe entre uma ideia e uma ação coloca como necessidade que as empresas tenham uma boa gestão de processos em marketing de influência. Ao longo dos nossos anos atuando como consultoria nesse mercado, identificamos a falta de processos e arquitetura organizacional como uma das principais barreiras que os profissionais enfrentam em suas rotinas.
Aug 16 / YOUPIX
A ausência de um controle claro sobre os fluxos internos e a inadequação da estrutura organizacional para atender às demandas da influência podem resultar na perda de processos, encarecendo as operações ou, ainda pior, ameaçando o sucesso de todo o planejamento e, consequentemente, colocando em risco o retorno sobre investimento (ROI).

O B.O da gestão começa no conceito de influência

Antes de tudo, marcas e agências precisam entender, de uma vez por todas, que influência não é apenas um formato de mídia; é a consequência de uma autoridade construída ao longo do tempo.

Na internet, essa autoridade é cultivada através do conteúdo genuíno e do relacionamento entre influenciadores e suas comunidades. A verdadeira influência é uma transformação no pensamento e ação, resultando em mudanças concretas.
gestão de marketing de influência
No contexto do marketing, a influência e o conteúdo não podem mais ser isolados em caixinhas separadas. O que antes era uma subdivisão do departamento de marketing agora se transforma em uma estratégia holística que muitas vezes transcende as fronteiras de um único departamento ou é terceirizada para agências especializadas.
gestão de marketing de influência

O Ecossistema da Influência

À medida que o processo de contratação, agenciamento de criadores e produção de conteúdo envolve diversos atores do ecossistema de influência - incluindo marcas, agências de publicidade/PR, agências de influenciadores, produtoras, veículos, ferramentas, agentes e os próprios influenciadores - a necessidade de uma gestão sólida se torna inegável. Imagina o telefone sem fio que uma falta de gestão não ocasionaria.

As demandas ficam soltas, os KPIs não são atendidos, o briefing fica ruim, o #publi pior ainda, o departamento de BI não sabe o que deve mensurar…Sobra pra quem? Essa falta de gestão transforma o marketing de influência uma estratégia arriscada e insatisfatória aos olhos de investidores.

Diante dessas circunstâncias, um planejamento de gestão de influência se torna imperativo para desfazer as barreiras entre conteúdos, áreas e calendários. A jornada do consumidor deve se tornar o ponto de partida, com conversas autênticas e relevantes conduzindo a estratégia.

Como implementamos a gestão de influência

Na consultoria da YOUPIX para marcas, utilizamos uma abordagem chamada ORG DESIGN, que compreende um diagnóstico completo da dinâmica interna dos nossos clientes, incluindo a avaliação de fornecedores, processos e ferramentas, atribuição de papéis e responsabilidades, e sugestões para uma estrutura interna coesa, fluxos de trabalho otimizados, ferramentas e parcerias para garantir a governança e execução da estratégia de influência. Após a aprovação desse plano, implementamos e compartilhamos o plano com todas as partes envolvidas.

Já parou para analisar se existem pontas soltas dentro do fluxo de produção de conteúdo e marketing de influência dentro da sua marca? Quem determina a prioridade? A estratégia de social está casada com a de marketing de influência? Quem aprova o que? A mensuração de dados é feita de forma distinta quando falamos de conteúdo de marca e com o creator? E o relacionamento de todos os influenciadores que a marca já trabalhou, existe uma estratégia? Um pós job?
São esses tipos de provocações que nós levantamos e podem te ajudar a recalcular a rota.

Influência é parte do todo

A gestão eficaz do marketing de influência não é apenas uma opção, mas uma necessidade. Ao compreender que influência não é um ponto de partida, mas um resultado, e ao reconhecer a complexidade do ecossistema envolvido, as empresas podem maximizar os resultados de suas estratégias de influência.

Adotando uma abordagem de gestão sólida e criando uma arquitetura organizacional adequada à realidade e aos objetivos da empresa, a influência pode se tornar não apenas uma métrica dentro de marketing, mas um pilar fundamental para o sucesso em estratégias cada vez mais conectadas.
Criado com