#booktok, #beautytok, #fashiontok, #drinktok: tudo o que você precisa saber sobre essas e outras comunidades

A gente mergulhou fundo no universo das hashtags do TikTok, explorando comunidades como #booktok, #beautytok, #fashiontok e #drinktok, e como elas estão moldando tendências e influenciando o mercado. Acesse e descubra como essas hashtags estão conectando pessoas com interesses em comum e criando um ambiente de aprendizado mútuo e conexões genuínas.
Aug 10 / YOUPIX

O que faz um grupo ser considerado uma comunidade?

Segundo o dicionário Michaelis, comunidade é “a qualidade ou estado daquilo que é comum a diversos indivíduos”. Através delas, pessoas que tinham um mesmo interesse ou se identificavam com um “lema” ou um nome escolhido para representá-los se reuniram para criar vínculo através deste elo de ligação.

Abaixo, podemos ver algumas formas de se manifestar esses valores em comum.
booktok

O que são hashtags de comunidade?

No TikTok, as hashtags de comunidade desempenham um papel importante como recurso de indexação, permitindo uma busca mais precisa na plataforma. Com o tempo, diversas culturas e subculturas se formaram de maneira espontânea, dando origem a comunidades específicas, que se apropriaram da hashtag.

Por exemplo, a comunidade literária migrou para o TikTok e passou a utilizar a hashtag #booktok para compartilhar conteúdo relacionado a livros. Da mesma forma, outras comunidades surgiram, como #beautytok, #fashiontok e #drinktok. Essas hashtags têm um grande número de visualizações, indicando o engajamento e a participação ativa dos usuários da plataforma.
booktok
De forma mais prática:
booktok

Porque o TikTok?

Segundo a própria plataforma, o TikTok combina quatro elementos: autenticidade, auto-expressão, cocriação e pertencimento, o que permite que as tendências surjam dos usuários e não da indústria.
Tudo isso, somado ao formato do momento (vídeo curto), à facilidade de indexação e ao algoritmo apurado da rede faz dela o palco perfeito para que essas manifestações de culturas e subculturas aconteçam.

Social and cultural listening

Pela primeira vez na história da internet, temos uma rede social em que todas as gerações coabitam. O TikTok se tornou um espaço único onde pessoas de diferentes idades, culturas e origens se encontram e interagem. Essa diversidade de usuários torna a plataforma um verdadeiro observatório de comportamento e cultura.

A geração Z, que é formadora de opiniões, se expressa de forma autêntica e criativa, enquanto a geração X e Y compartilha conhecimento e experiências. Essa dinâmica enriquecedora cria um ambiente de aprendizado mútuo, refletindo a sociedade contemporânea.

#tiktokmademebuyit - o TikTok me fez comprar

O fenômeno #tiktokmademebuyit exemplifica como o TikTok se tornou um tesouro para o varejo, quando bem observado. A hashtag se refere a usuários do TikTok descobrindo e comprando produtos por meio de vídeos postados por outros usuários. Essa hashtag em si já alcançou bilhões de visualizações na plataforma de mídia social e também está impulsionando grandes vendas.
Tudo isso mostra como os usuários são influenciados por conteúdos do TikTok a ponto de realizar compras de produtos recomendados por criadores de conteúdo. Essa interação entre os usuários e o varejo cria oportunidades para marcas e empresas se envolverem diretamente com as comunidades formadas na plataforma.
booktok

Culturas e subculturas

Não se engane pensando que as únicas conversas mapeadas giram em torno das comunidades anteriormente citadas. Existe um universo de culturas e subculturas rolando dentro do TikTok.

Essas subculturas possuem suas hashtags únicas, tendências, piadas e desafios, contribuindo para o conteúdo diversificado da plataforma. Elas desempenham um papel vital ao promover a criatividade, a autoexpressão e a disseminação de tendências, reunindo comunidades específicas e proporcionando visibilidade e reconhecimento para grupos subrepresentados.

Recado pra indústria

A sua marca não precisa estar no TikTok se esse não for um dos canais escolhidos para a comunicação, mas não observar as comunidades que se formam por lá é desperdiçar recursos valiosos para a coleta de insights.

Recado pra creators

A mesma coisa vale pra quem cria conteúdo. Entender quem é sua galera e acompanhar o que é produzido no TikTok é essencial, mesmo que esse não seja o seu canal preferido.
Criado com